Orações


Oração para afastar a violência e pedir PAZ
 
"Meu Jesus", os profetas vos anunciaram como Príncipe da PAZ.
Os Anjos anunciaram paz aos homens, por ocasião de vosso nascimento. Morrestes na Cruz para consolidar a PAZ entre DEUS e os homens.
No dia de vossa ressurreição, dissestes ao Apóstolos: "A PAZ esteja Convosco !" Aos mesmos Apóstolos ordenastes: "Quando entrades em alguma casa, dizei: a PAZ esteja nesta casa".
Senhor, afastai a violência e fazei entrar a PAZ em nossa família, em nosso país, no mundo inteiro. Que haja união, compreensão e amor. Dai a todos o espírito de humildade, paciência e tolerância. Fazei que todos os povos se tratem como verdadeiros irmãos, como nos ensinastes: "AMAI-VOS uns aos outros como eu vos amo".
Ajudai-nos a conservar a PAZ aqui na terra, para merecermos a paz definitiva no céu.
Assim seja.
Amém.
 
(fazer esta oração em família todos os dias)



Falando com Deus

Acalme meu passo, Senhor.
Desacelere as batidas do meu coração, acalmando minha mente.
Diminua meu ritmo apressado com uma visão da eternidade do tempo.
Em meio às confusões do dia a dia, dê-me a tranqüilidade das montanhas.
Retire a tensão dos meus músculos e nervos com a música tranqüilizante dos rios de águas constantes que vivem em minhas lembranças.
Ajude-me a conhecer o poder mágico e reparador do sono.
Ensina-me a arte de tirar pequenas férias: reduzir o meu ritmo para contemplar uma flor, papear com um amigo, afagar uma criança, ler um poema, ouvir uma música preferida.
Acalme meu passo, Senhor, para que eu possa perceber no
meio do incessante labor cotidiano dos ruídos, lutas, alegrias, cansaços ou desalentos, a Tua presença constante no meu coração.
Acalme meu passo, Senhor, para que eu possa entoar o cântico da esperança, sorrir para o meu próximo e calar-me para escutar a Tua voz.
Acalme meu passo, Senhor, e inspire-me a enterrar minhas raízes no solo dos valores duradouros da vida, para que eu possa crescer até as estrelas do meu destino maior.
Obrigado Senhor, pelo dia de hoje, pela família que me deste, meu trabalho e sobretudo pela Tua presença em minha vida.

Autor Desconhecido




Mensagem de Paz

Senhor,

Que o equilibrio de todo o universo resida na força do teu amor, que as pessoas possam ser protegidas por ele, que nos livre do ódio, egoísmo, inveja e destruição.
Que a Vossa justiça seja soberana e nos ampare, que tenhamos a proteção de sua força ligada a natureza junto a Vós.
Que tenhamos todo equilibrio do mar com Iemanjá;
O poder das matas com a energia de Oxossi;
Que os nossos caminhos sejam livres com a proteção de Ogum;
Que tenhamos a grande força do sol com o Povo do Oriente;
Que sejamos guerreiros como Iansã;
Que tenhamos a justiça e firmeza das pedreiras de Xangô;
A doçura de Oxum que vem das cachoeiras;
A calma e a paciência de Nanã;
Que tenhamos saúde pelas mãos do Mestre Obaluaê;
A paz e o amor das pretas e pretos-velhos;
A alegria da Ibeijada;
E a graça e a proteção do Grande Mestre Oxalá.
Amém!


Oração do Advento

Senhor,

Eu te espero novamente. Povoa de esperança o espaço que restou dentro de mim.
Enxugo a lágrima que ainda molha minha face.
Ajuda-me a repartir os sorrisos que vingaram neste espaço de terra que sou eu e onde um dia semeaste a ti.
Repete este milagre pois embora cabes por inteiro no meu coração humano.
Volta para mim desta maneira simples de chegar e permanece comigo ajudando-me a crer que ainda é tempo de sonhar com a paz.
Senta-te a minha mesa e prova o pão do meu suor.
Caminha do meu lado para entenderes meu cansaço.
Escuta meus anseios, para compreeenderes minha luta.
Volta para mim desta maneira simples de chegar.
Volta silencioso como a flor e perfuma de amor o meu desejo.
Volta silencioso como a aurora e ilumina de luz o meu amanhecer.
Volta para mim desta maneira simples de chegar, de minha parte estarei te esperando como a terra seca, que procura orvalho, como noite escura, que procura luz como fonte móvel, que procura impulso.
Volta para mim desta maneira simples de chegar.
E que te possa descobrir em todos os presépios e casas, em todas as manjedouras e berços, em todas as Marias e Josés.


Oxalá

Pai, vós que fizestes nascer do chão impuro uma flor alva como vosso manto para significar a paz.
Vós que é o firmamento destes o azul do amor e do afeto, e que na vermelhidão do fogo a magia significativa da eternidade.
Vós que destes ao sol os raios quentes e dourados, para que cobrissem de riqueza a terra de vossos filhos.
Vós que cobristes as matas verdes de esperança e fizestes brotar do solo os alimentos.
Vós que na imensidão das águas do mar, mostrates a grandiosidade do vosso poder.
Tudo isso e muito mais, magnicente Pai, destes a vida a um ser inanimado e o chamastes de Homem.
Com um só sopro fizestes quase a vossa semelhança dando-lhe a faculdade de racocínio e o livre arbítrio de escolher uma vida própria.
Só o desprovestes de uma coisa mais importante que todos procuram quando tem boa vontade, numa luta de muitas vidas consecutivas para semelhar-se a Vós, a tão grandiosa e almejada perfeição.
Oxalá meu Pai, que vós nos dê sempre a luz em nossa vida, alento em nossas jornadas, paz para os nossos dias e cada vez mais a fé em Vós, onipotente Pai.
Salve nosso Pai Oxalá.


Oração de São Sebastião

Ínclito e glorioso Mártir, continuai a lançar vossas vistas benignas sobre este reino e, particularmente, sobre esta cidade; se em todos os tempos vos declaraste sempre nosso especial advogado, continuai a prodigalizar-nos os benignos impulsos da vossa ardente caridade.
Afastai de nós, ó Santo bendito, os terríveis fragelos da peste, da fome, e da guerra; vigiai para que tão medonhas calamidades nãovenham pertubar o nosso repouso e alcançai-nos de Deus, que sempre foi o objeto único do nosso amor, aquela graça de que necessitamos para que, imitando-vos nas virtudes em que tão imitente fostes sobre a terra, possamos no termo dos nossos dias alcançar um caminho feliz para a eternidade, onde, participando da bemaventurança de que gozais, possamos também acompanhar-vos nos louvores que ao Rei da Glória tributais, por todos os séculos sem fim.
Assim seja.
Amém.


Oração a Ogum

Ogum Ogunhê, salve nosso grande guerreiro

Se poder é tão grande que não ouso a levantar os olhos, mas tão terno ao mesmo tempo, trazendo sua ternura e a paz desejada.
Se és a verdade que procuro, a força que desejo, uma legião que representas na unidade do teu poder, tudo isso e muito mais.
Deixa-me que hoje tanto quanto nunca, ser mais unido a ti em tua legião de perfeições, deixa-me que também ingresse lutando lado a lado como soldado defensor de tuas teses. Dai-me o poder do verbo, intui-me transmitindo-me a tua filosofia de vida, para que nessa vida tão terrena possa preparar-me e preparar quem a mim desejar seguir.
És legionário que em teu cavalo veloz passas por entre nuvens do saber num alado ginete vindo até nós com seu símbolo; o símbolo da força e com ele teu escudo inatingível.
Ogum grande guerreiro, faz de mim seu escudeiro, deixa-me contigo e por ti lutar.
Ogum grande Orixá, saúde para os doentes, paz para os atormentados, fé para os incrédulos e que eles tenham um momento de reflexão. Que eles possam alcançar sua vibração. Dai-lhe coragem para lutar contigo e possam serem vitoriosos, trazendo sua bandeira da paz.
Salve sua grande vibração.
Sua proteção,
Ogunhê



Prece a Oxum

Oh! Mãe Oxum,
Idolatrada Mãe, Luz divina de excelsas virtudes, Senhora da doçura e da concórdia,
Mãe dos aflitos, regaço de bondade para todos, derramai sobre nós vossa ternura e proteção;
Deixai-nos participar da vossa mansuetude.
Dai-nos forças para estancarmos os sentimentos deletérios e vulgares.
Fazei-nos sentir vosso hálito de perene devoção nas nossas mentes acanhadas e seremos felizes por vos amar verdadeiramente, abrigando em nossos corações a vossa misericórdia e a vossa paz de infinito amor.

Ori aieê ieu Mãe.

Colaboração: Arnaldo, membro da Tenda Espírita Cabocla Jurema



Prece a Iansã

Saravá Iansã a grande guerreira, Orixá do raio e do vento, que ajuda com sua energia vencer as lutas e as dificuldades.
Saravá Senhora Rainha dos ventos proteja todos nós.
Oyá Deusa do rio Niger, senhora dos ventos e das tempestades. Coloco em tuas mãos minhas ações na luz de tua luz, eu te consagro todos os minutos e horas desse dia, meus trabalhos, minhas preocupações, meus desejos, os meus laseres são teus.
Daí - me hoje a tua luz poderosa para que eu compreenda todo bem que preciso fazer e tenha força para não ceder o mal que tenta bater em minha porta, que eu consiga ser mais fraterno, mais irmão, mais compreensivo e capaz de perdoar.
Dirija meus passos no caminho do bem e do amor, e hoje mais que ontem todos nós possamos contar com sua orientação, com a tua benção, com o teu amor.
Com tua espada haveremos de cortar as demandas dos invejosos, dos falsos, dos inimigos, dos olhos grandes, que necessitam de enxergar a verdade.
Dando conformação aqueles que sofrem, com a força dos teus raios, nós te pedimos, que acenda a chama da vida dos que estão desenganados, de a eles força para continuar lutando na cura de seus males.
Saravá Iansã majestosa Senhora a vossa proteção em vosso louvor em brado unidos saudamos.

Êpa Rei Iansã !



Oração de São Cosme e São Damião

Deus de bondade e misericórdia, permiti que pela interseção dos gloriosos mártires, São Cosme e São Damião, e pelos martírios que passaram estes santos, por amor de nosso Senhor Jesus Cristo, pelos cruéis tormentos que os fizeram sofrer nas mãos e nos pés, pelas cadeias com que os ataram, pelo mar sagrado em que os lançaram, pelo anjo do Senhor que os livrou de morrerem afogados, pelo cárcere em que os prenderam, pelas cruzes que os crucificaram, pelas pedras com que os lapidaram, pelas quatorze setas que os flecharam, pelo precioso sangue que correu de suas cabeças pela decapitação e pela morte heróica que tiveram em honra de Jesus Salvador, possamos nós humildes pescadores, alcançar a glória do céu.
A vós imploramos, ó gloriosos mártires São Cosme e São Damião, permiti que, pela invocação de vossos nomes e pela veneração de vossas santas relíquias, possamos nos incluir entre a multiplicidade e prodógios das curas instantâneas de enfermidades graves e desesperadoras que praticastes, como sempre o fizeste em nome do Senhor, tanto assim que por estes grandes milagres, fostes pela santa madre igreja inscritos na lista daqueles santos cuja invocação é obrigatória para todos os sacerdotes na celebração da missa.
Assim, concedei-nos o dom de merecermos a graça em nossos pedidos e sermos eficazmente assistidos por vós em nossas enfermidades, tanto do corpo como da alma, procurando imitar-vos fielmente nas virtudes de que fostes vivos modelos.
Amém.

Colaboração: Arnaldo, membro da Tenda Espírita Cabocla Jurema



Oração ao Arcanjo São Rafael (Protetor das Almas)

Glorioso Arcanjo São Rafael,
que vos dignastes tomar a aparência de um simples viajante,para vos fazer o protetor do jovem Tobias; ensinai-nos a viver sobrenaturalmente, elevando sem cessar nossas almas, acima das coisas terrestres.
Vinde em nosso socorro no momento das tentações e ajudai-nos a afastar de nossas almas e de nossos trabalhos todas as influências do inferno.
Ensinai-nos a viver neste espírito de fé, que sabe reconhecer a misericórdia Divina em todas as provações, e as utilizar para a salvação de nossas almas.
Obtende-nos a graça que vos peço (faça o pedido), de inteira conformidade à vontade Divina, seja que ela nos conceda a cura dos nossos males, ou que recuse o que lhe pedimos.
São Rafael, guia protetor e companheiro de Tobias, dirigi-nos no caminho da salvação, preservai-nos de todo perigo e conduzi-nos ao Céu.
Assim seja.
(Rezar um Pai Nosso, uma Ave maria e fazer o sinal da Cruz)



As Setes Lágrimas de um Preto Velho

Num cantinho de um terreiro, sentado num banquinho, fumando o seu cachimbo um triste Preto Velho chorava. De seus olhos molhados, esquisitas lágrimas desciam-lhe pela face e não sei porque contei-as... foram sete.
Na incontida vontade de saber, aproximei-me e interroguei-o:
- Fala meu Preto Velho, diz ao teu filho porque externas assim tão visível dor ?
E ele suavemente respondeu:
- Estás vendo esta multidão que entra e sai ? As lágrimas contadas estão distribuídas a cada uma delas.
A Primeira, eu dei a estes indiferentes que aqui vem em busca de distração, para saírem ironizando aquilo que suas mentes ofuscadas não podem conceber;
A Segunda, a esses eternos duvidosos que acreditam, desacreditando, na expectativa de um milagre que os façam alcançar aquilo que seus próprios merecimentos negam;
A Terceira, distribuí aos maus, aqueles que somente procuram a umbanda em busca de vingança, desejando sempre prejudicar ao semelhante;
A Quarta, aos frios e calculistas, que sabem que existe uma força espiritual e procuram beneficiar-se dela de qualquer forma, e não conhecem a palavra gratidão;
A Quinta, chega suave, tem o sorriso, o elogio da flor dos lábios, mas se olharem bem seu semblantes verão escrito: creio na Umbanda, nos teus Caboclos e no teu Zambi, mas somente se resolverem o meu caso ou me curarem disto ou daquilo;
A Sexta, eu dei aos fúteis, que vão de centro em centro, não acreditando em nada, buscam aconchego, conchavos e seus olhos revelam um interesse diferente;
A Sétima, filho, notas como foi grande e como deslizou pesada ? Foi a última lágrima, aquela que vive nos olhos de todos os Orixás. Fiz doação dessa aos médiuns vaidosos(as), que só aparecem no Centro em dia de festa e faltam as doutrinas. Esquecem que existem tantos irmãos precisando de caridade e tantas criancinhas precisando de amparo material e espiritual.
Assim, filho meu, foi para esses todos, que vistes cair, uma a uma.

fonte: Autor Matta e Silva


Oração a Xangô ou São Jerônimo

Kaô meu Pai, Kaô
O Senhor que é o Rei da Justiça,
faça valer por intermédio de seus doze ministros,
a vontade Divina,
purifique minha alma na cachoeira.
Se errei, conceda-me a luz do perdão.
Faça de seu peito largo e forte meu escudo,
para que os olhos de meus inimigos não me encontrem.
Empresta-me sua força de guerreiro,
para combater a injustiça e a cobiça.
Minha devoção ofereço.
Que seja feita a justiça para todo o sempre
É meu Pai e meu defensor,
conceda-me a graça de receber sua luz
e de receber sua proteção.
Kaô meu Pai Xangô, Kaô

Colaboração: Arnaldo, membro da Tenda Espírita Cabocla Jurema




Prece a Obaluayê

Oh, Mestre da Vida,
Proteja seus filhos para que suas vidas sejam marcadas pela saúde.
Vós é o limitador das enfermidades.
Vós é médico dos corpos terrenos e almas eternas.
Suplicamos sua misericórdia aos males que nos afetam !
Que suas chagas abriguem nossas dores e sofrimentos.
Concede-nos corpos sadios e almas serenas.
Mestre da Cura, amenize nossos sofrimentos que escolhemos resgatar nessa encarnação !
Atotô meu Pai !

Colaboração: José Roberto, membro da Tenda Espírita Cabocla Jurema