Ectoplasma
 
Ectoplasma é um Plasma de origem psíquica emanada de um médium, é o que existe entre o próprio Corpo Físico e a Alma, ou seja, é uma campo de força para a Alma.
É uma proteção contra ataques do plano astral que é onde vivem os mortos ainda não elevados ao plano Etérico.
A participação em rituais espíritas, mesa branca, leitura de cartas, em suma, qualquer participação em rituais com espíritos incorporados (encarnados, manifestados), causam a perda do Ectoplasma. O Médium é quem mais perde, mas todos os presentes tem sua participação de perda.
Estes espíritos nos dizem que a perda do Ectoplasma não é um problema, pois temos muito e não nos fará falta; isso não é verdade. 
A perda do Ectoplasma, o que acontece inevitavelmente depois de um certo tempo de espiritismo, faz com que o indivíduo fique sensitivo ao plano Astral / Emocional / Psíquico;  faz com que ouça vozes, fique irritado, tenha sentimentos suicidas, faz com que fique em contato com o mundo dos mortos não evoluídos, dos espíritos de baixa vibração, dos espíritos que vagam sem luz pelo mundo Astral, dos espíritos que necessitam de roubar a luz para sobreviverem e espíritos que fingem ter luz.
A falta do Ectoplasma nos dá a nítida impressão de estarmos vivendo em dois planos (mundos) simultaneamente.
Seres Etéricos são seres rápidos e elevados, o plano etérico, é relativo ao elemento do fogo. Seres Astrais são seres lentos e atrasados, o plano astral é relativo ao elemento da água.
A proteção natural ofertada por Deus, o Ectoplasma, nos é dado no momento do nascimento e não pode ser reposto.
Na sua perda, a única proteção possível é a proteção dos seres etéricos, como Anjos e seres elevados. Para se obter esta proteção, o que é uma realidade e que pode ser conseguida, deve-se ter um merecimento muito especial, ou pedir com muita devoção.
A pressão do horror de se conviver com o astral, é vivenciada de duas maneiras; a mais forte delas é a tomada do corpo, pois uma vez que você invade o mundo dos espíritos, também eles podem invadir o seu. A tomada do corpo ou incorporação, ocorre nas horas e lugares mais impróprios, fazendo a pessoa agir e falar coisas que normalmente não faria.
A pressão pode vir como a visão de espíritos que causam medo ou vozes que sugerem coisas negativas ou mesmo como sentimentos negativos de culpa, mal estar e medo.
A grande maioria dos hospícios está cheia de pessoas que se engajaram em experiências psíquicas, nesta ou em outras vidas.
No mínimo são necessárias sete vidas ou encarnações, sem se envolver com espíritos astrais, para se recuperar a quantidade normal de Ectoplasma; algumas vezes chegando a treze vidas.
A tendência suicida vem do fato de se estar participando mental e emocionalmente do mundo dos mortos, fato que leva a uma necessidade de transportar-se por completo para este outro mundo.